Serviços de Aids no país iniciam avaliação de qualidade
Uma pesquisa, com 107 perguntas, será respondida pelos 737 serviços, que prestam assistência às pessoas vivendo com HIV/aids, no país. O Qualiaids – Avaliação e Monitoramento da Qualidade da Assistência Ambulatorial em Aids no SUS é um instrumento de gestão utilizado desde 2001 pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e tem o intuito de avaliar a organização, gerenciamento do trabalho e a disponibilidade de recursos.
O Qualiaids eletrônico é um questionário de múltipla escolha, autoaplicável pelos serviços, com um conjunto de recomendações de boas práticas para cada uma das questões abordadas. Ao final das respostas, o programa emite um relatório que classifica os indicadores em três níveis de qualidade: ouro, prata e bronze, mas as avaliações são sigilosas. O objetivo é fornecer instrumentos e recomendações para que os serviços possam melhorar a qualidade da assistência que oferecem.
Antes da pesquisa, no entanto, uma oficina preparatória para responder o questionário será feita em Brasília no dia 2 setembro, com os 26 estados, Distrito Federal e os locais de excelência em Monitoramento e Avaliação. Os estados terão outubro e novembro para responder o questionário. O resultado do Qualiaids deve ficar pronto no primeiro semestre de 2011.
Assessoria de Imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Nenhum comentário:
Postar um comentário