segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DIA 12 DE OUTUBRO: Dia das Crianças

Nesta terça-feira, dia 12 de outubro, comemoraremos mais um Dia das Crianças. Dia de brincadeiras, presentes, alegria, más porém devemos guardar uns minutos para reflexão.
Como estamos cuidando de nossas crianças? Apesar de todos os cuidados, porque ainda ocorrem casos de transmissão vertical de HIV e sífilis? Onde estamos falhando e como vivem estas crianças hoje?
Desde 1996 até julho de 2009, foram identificados 10.739 casos de AIDS em menores de cinco anos de idade, o que representa 2,0% do total de casos identificados no país, sendo que do total de casos em crianças menores de cinco anos 42,4% foram identificados em menores de um ano de idade.
Cabe a nós, não apenas como profissionais de saúde, más como cidadãos, buscarmos formas de melhoria na qualidade de vida destas crianças, oferecendo uma assistência de qualidade, possibilitando um acompanhamento adequado e oportunizando uma vida normal a elas.
Os números servem de alerta, 25 a 33% das gestações de mães soropositivas sem acompanhamento, resultam em transmissão vertical e com intervenção a taxa cai para apenas 1 a 2%. Portanto é de vital importância a orientação correta da gestante e a organização dos serviços de saúde para acolhe-la da forma ideal.
Vamos brincar muito neste dia 12 de outubro, más que o sorriso de nossas crianças sirva de lembrete: vamos deixar a inocência com elas e levar a AIDS mais a sério.

Nenhum comentário: